quarta-feira, 17 de maio de 2017

[4° Encontro da Turma de Promotoras Legais Populares da Ceilândia. Tema do dia: É tempo de escuta e de fala]

Para ratificar que Juntas somos mais fortes! Os trabalhos no curso da Ceilândia continuam a todo vapor! É produção de conhecimento ao Direito das Mulheres e muita emoção a cada minuto desses sábados de manhã. Confere aí um pouquinho de como foi!


[06/05/2017]


O encontro do dia 06/05 começou com a "dinâmica do bis". A facilitadora Carol Mesquita entregou um bis para que cada mulher o segurasse com o braço estendido, sem poder flexioná-lo nem usar o outro braço livre. A proposta e objetivo eram que, mesmo estando com o braço imobilizado, todas conseguíssemos comer bis. A solução foi intuitiva e imediata para todas: se ajudar! Dessa forma, uma comendo o bis da mão da outra e vice-versa, todas conseguimos comer. Ao final, a reflexão que ficou foi que, por mais que muitas vezes nos sintamos incapazes sozinhas, juntas somos mais fortes, o que foi poeticamente resumido pela Laura como: "sozinhas somos pétalas, juntas somos rosa".
Em seguida, fizemos grupos de mais ou menos 7 mulheres para falarmos de momentos em que nos sentimos empoderadas e também sobre momentos em que não nos sentimos, dinâmica conduzida pela Maysa, Isabella e Laura. O tempo estabelecido inicialmente de 25 minutos não foi prorrogado, para que observássemos se no nosso grupo ficou alguma mulher sem falar (o que de fato aconteceu em alguns grupos)  e refletirmos sobre a necessidade de dar a cada mulher o seu tempo de fala, ponderando o nosso próprio tempo. Depois do lanche, fizemos a roda grande com todas e compartilhamos mais sobre o que havíamos discutido nos grupos. Um momento impactante foi quando a Dayane recitou o poema "Conselhos para a mulher forte", da Gioconda Belli, de 1948.
Depois, a Ingrid finalizou o encontro com a dinâmica da gratidão, na qual cada uma falava pelo que se sente grata na vida, o que ensejou as mais variadas respostas e um momento muito bonito e emocionante.

Fabi Linhares


Quarto Encontro da Turma de Promotoras Legais Populares/DF, Ceilândia, 06 de maio de 2017.

Sentiu só a energia desse curso? Deu vontade de se juntar? Ainda dá tempo de integrar a turma de São Sebastião! A formação da Turma do Curso de Promotoras Legais Populares de São Sebastião já se iniciou, mas as inscrições ainda estão abertas! Dia 20 de maio, sábado, no Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, das 9h às 12h!

Para mais informações, curtam a nossa fan page no Facebook e fique por dentro das novidades e das próximas relatorias. 


Leia também a relatoria do nosso 3° encontro

Nenhum comentário: