quinta-feira, 25 de maio de 2017

[5° Encontro da Turma de Promotoras Legais Populares da Ceilândia. Tema do dia: Maternidade]

No dia 13 de maio de 2017, às 9:20, deu-se início a mais um encontro das Promotoras Legais Populares (PLPs) de Ceilândia-DF. Ana Maria José e Amanda se proporam a redigir a relatoria da atividade realizada neste dia.
 
[13/05/2017]

A oficina teve início com aquecimento proposto pela facilitadora Karol entre as participantes do curso, da qual o sentido era fazer com que todas se sentissem mais dispostas para estarem ali e vibrantes com a manhã que passariam juntas. Logo no primeiro momento após o aquecimento foi pronunciado o tema a ser discutido no dia: “Maternidade”.
A atividade contou  com uma caixa que continha papeizinhos com tópicos relacionados com o tema “Maternidade”, logo o intuito  era que voluntariamente as participantes que ali estavam presentes se sentissem à vontade para pegar um dos papéis que estavam dentro da caixinha e relatassem algum fato ocorrido em sua vida relacionado ao tópico escolhido.
Sendo assim os tópicos abordados foram: depressão pós-parto, violência obstétrica, gravidez, papéis de gênero, adoção. A abordagem desses tópicos proporcionou um debate para as participantes da atividade da qual possibilitou uma rica troca de experiências  através de suas vivências ou de alguém do círculo de parentesco ou de amizade.
No tópico sobre “Depressão pós-parto” podemos observar que talvez a depressão ocorre por muitas vezes por ausência do Pai da criança, durante o período de gravidez e pós-parto, ou seja, toda carga física e psicológica sobre isso cai nas costas das mulheres. [...]
No tópico sobre “Violência Obstétrica” percebeu-se que em Unidade de Saúde de uma determinada RA do Distrito Federal que esse tipo de violência obstétrica é corriqueiro no cotiando no setor de Ginecologia/Obstetrícia. Essa violência se dá com discursos pejorativos em desagravo as parturientes em um momento que deveria ser tão sublime, “nascimento de uma vida”. Alguns profissionais desse Setor violam os direitos dessas mulheres com algumas frases: “... na hora de fazer você achou bom”..., “... na hora de fazer você não gritou”..., “... agora tem que aguentar a dor”... etc., dentre outras falas de opressão e humilhações.
No segundo momento tivemos a convidada Doula Elaine, que nos proporcionou grande contribuição sobre o conceito do "o que é uma Doula?". Seus desafios, projetos e metas, junto ao acolhimento e acompanhamento das mulheres grávidas, durante os nove meses de gestação, parto e pós-parto.
Esclareceu sobre a Política Institucional de Doulas, a luta para regulamentação como profissão. Falou-nos sobre os direitos das gestantes, sobre o plano de parto, sobre as leis que rege e garante os direitos das mesmas.
Finalizamos com uma roda de encerramento, onde cada participante expressava "o que levaria de tudo que se foi debatido no dia?" E "o que deixaria de mensagem?"



Ana Maria José e Amanda
Quinto Encontro da Turma das PLP's de Ceilândia, 13 de maio de 2017, Ceilândia.


Para mais informações, curta nossa fan page no Facebook e fique por dentro das novidades e próximas relatorias.

Leia também a relatoria do nosso 4° encontro.



Nenhum comentário: