quinta-feira, 4 de maio de 2017

[2º Encontro da Turma de Promotoras Legais Populares da Ceilândia]

No nosso segundo encontro, continuamos com os trabalhos.

As mulheres tiveram a missão de listar o que gostariam e o que não gostariam de estar presente ao longo do curso e aqui segue a relatoria maravilhosa contando tudo o que aconteceu!

[22/04/2017]


No dia 22/04 começamos com uma dinâmica "dos contrários" a fim de nos aquecer, nos organizar e esperar que mais pessoas chegassem. A dinâmica foi dirigida pela Carol Freire e consistia em respondermos aos comandos dela, só que ao contrário: quando ela nos mandava pular, agachávamos e vice-versa; quando nos mandava gritar, cochichávamos e vice-versa; assim, os comandos aumentavam cada vez mais a velocidade e terminamos gargalhando e nos divertindo com as confusões feitas quando começamos a aumentar a velocidade do jogo.

Ao fim da dinâmica, nos apresentamos de maneira breve, pois havia mulheres que estavam indo pela primeira vez naquele dia. Após a breve apresentação, nos separamos em 6 grupos, cada um com uma facilitadora, pois com um número reduzido de mulheres a comunicação se torna mais fácil.
Nesses grupos menores organizamos em "o que queremos" e "o que não queremos" durante e dentro do curso. Além disso, precisávamos encontrar pontos em comum que nos identificássemos como um grupo homogêneo.
Findada essa etapa, voltamos ao grande círculo, daí cada grupo expôs suas listas das coisas que queriam e não queriam e, conforme iam falando, a facilitadora Karol transcrevia para um papel maior - que ao final pregamos na parede para que pudesse ser consultado por qualquer cursista a qualquer momento ao longo do curso.
Depois, em uma cartolina branca, formando uma árvore, cada uma escreveu seu nome onde se sentia melhor em relação à árvore, fosse como raiz, alimentando o projeto; como tronco, conduzindo o alimento das raízes às folhas; ou ainda como folhas, absorvendo energia, respirando e expirando essa energia para além da própria árvore. Enquanto as mulheres nos dirigíamos para escrever nossos nomes, cantávamos "Companheira me ajude que eu não posso andar só, eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor". Foi um momento bastante especial e emocionante para todas as mulheres e ali firmamos um pacto ético com o grupo de preservamos o grupo como um ambiente seguro e acolhedor.
Por fim, a facilitadora Ludmila conduziu uma dinâmica de encerramento que consistia em cochichar no ouvido da pessoa que estivesse a sua esquerda - dentro de um grande círculo - uma mensagem boa, um elogio, algo motivacional, etc.

Carol Rath



Se quiser participar do Curso Promotoras Legais Populares 2017, ainda dá tempo! Dia 13 de maio estreia nossa turma de São Sebastião, que vai acontecer no Centro de Ensino Médio 01 das 9h às 12h. As inscrições poderão ser feitas no dia e local.
Para mais informações, curta nossa fan page do Facebook e fique por dentro das novidades e próximas relatorias.

Nenhum comentário: