segunda-feira, 14 de agosto de 2017

[12° Encontro da Turma de Promotoras Legais Populares da Ceilândia. Tema do dia: Religiões e Espiritualidade]

[08/07/17]


Oficina espiritualidade
A oficina começou bombando, para nos aquecer no sábado de manhã nada melhor do que remexer o corpo ao som de uma música bem animada. Todas participaram da dança propondo um movimento para compor a coreografia, umas seguindo as propostas das outras.  
Depois de aquecidas, assistimos a uma parte do documentário Eu maior, o qual deixou um gostinho de quero mais, pois logo em seguida do pequeno trecho foi aberta a roda para debate. O vídeo foi bastante enriquecedor para instigar nossa conversa, trazendo reflexões sobre o sentido da existência, o que nos fortalece quando não encontramos respostas e os diferentes modos que cada uma tem de desenvolver sua espiritualidade.
Na segunda parte da oficina nos dividimos em grupos que manifestaram a tamanha diversidade de crenças presentes no nosso projeto, mulheres católicas, mulheres de religiões de matriz africana, mulheres evangélicas, mulheres espiritualistas, mulheres naturalistas, mulheres que ensejavam o autoconhecimento e ainda mulheres que não se identificavam com nenhum tipo de religião.  
Para esses grupos foi proposta a reflexão em comum acordo das mulheres integrantes de cada um deles sobre qual seria a essência de sua crença, ou defesa e um modo de defini-la. Nos reunimos nesses grupos diversos de acordo com a orientação a qual mais nos identificávamos. Nesses grupos trocamos ideias sobre o que seria de maior importância para destacar dentro das nossas crenças. As discussões foram muito fecundas e logo após a discussão cada grupo apresentou em uma fotografia teatral qual seria, segundo acordado entres as componentes, definido como o mais importante a depender da fé propagada. As muitas imagens formadas puderam reforçar a diversidade presente em nosso grupo e afirmar a possibilidade de convivência com crenças diversas conhecendo e aprendendo um pouco mais sobre cada uma delas e afirmando a importância para o fortalecimento do grupo de cultivarmos o respeito e abertura para o novo e diferente. Abaixo seguem as fotos.
Para reafirmar nossa união cada uma desejou no final da oficina algo bom para as outras conforme a sua crença. Foi lindo!!!!


Whitney


Quer saber mais? Se liga aí!
Documentário Eu Maior

Nenhum comentário: