sexta-feira, 15 de setembro de 2017

[17º Encontro da Turma de Promotoras Legais Populares da Ceilândia. Tema do Dia: Direito de Família + Mulher Como Chefe de Família.]

[02/09/2017]
                      


Fizemos uma dinâmica em que cada uma falava uma palavra que vinha na mente quando pensamos no termo "chefe de família". Tiveram palavras otimistas e negativas em relação a esse termo, muitas mulheres se posicionaram dizendo que ao pensar em " chefe" não associam necessariamente a homens, pelo contrário, muitas pensam nas suas mãe que, geralmente, é quem conduz toda a dinâmica familiar. Essas mulheres  enfatizaram o cuidado, não fizeram uma associação direta com o autoritarismo, colocaram o lado de que o "chefe" seria algo relacionado a guiar a família, trazer equilíbrio.


Por outro lado, algumas mulheres relataram ter um posicionamento bem negativo em relação à esse termo. Um lado que tem como objetivo o autoritarismo, o uso do poder financeiro para mandar dentro de casa. Usaram as palavras "medo", "dinheiro", "autoritarismo". Várias mulheres relataram experiências bem pessoais sobre a questão de ter pais autoritários e, na maioria dos relatos, vinham carregado de uso do poder junto com a violência, tanta física quanto psicológica. Durante a discussão as facilitadoras nos pediram para pensarmos sobre a ligação desse tema "chefe de família" e o direito.


Depois do intervalo, na segunda parte, fomos divididas em grupos e foi nos dado uma cartolina para colocarmos o que a gente achava sobre cada um daqueles temas. Primeiro veio tema " Família", as palavras colocadas foram:  amor/ diversidade ( incluindo os animais como membros da família), bem-estar, respeito, vínculos. O segundo tema foi " filhos e filhas", o interessante desse grupo é pq tinham mulheres que já eram mães e outras que não eram mãe e passaram a visão das filhas. Havia  uma diferença significativa de idade entre elas e pode ter uma troca super rica de visões, foi dito muito sobre diálogo entre pais e filhas que muitas vezes é falho.


Outro assunto foi o "Divórcio", foi colocado em questão a vulnerabilidade feminina, a questão do direito e que antigamente era muito mais estigmatizado do que hoje em dia, de que o divórcio em relação ao casal e não aos filhos. Outro tópico foi o casamento, e foi dito muito sobre o que é esperado (casamento no religioso, hétero, ter filhos e não se divorciar) e o que não é esperado.

O último tópico foi sobre o direito do afeto, foi dito que de acordo com o direito ninguém pode ser obrigado a dar afeto, a obrigação envolve o cuidado com aquele que você é responsável, mas o afeto não. Foi dito o quanto é importante o afeto, que possui uma função pedagógica, amor é fundamental para se constituir um ser em equilíbrio.

Larissa Santos

Nenhum comentário: