segunda-feira, 25 de setembro de 2017

23/09/2017 Encontro Promotoras Legais Populares São Sebastião



Nosso encontro deu inicio com o lanche coletivo em seguida batemos os parabéns de uma das nossas companheiras de luta, antes da oficina começar houve alguns avisos de interesse da população de São Sebastião a respeito do evento Câmara em Movimento que ocorreu em 21.09.17 e suas respectivas demandas (...). Após alguns esclarecimentos de supostas reivindicações, colocadas pelo grupo sobre o evento e também as conquistas em prol da população.
As Plp’s organizadoras/facilitadoras da oficina sugeriram que o grupo que tinham questões para relatar sobre a área da saúde que foi um dos pontos mais citados, cobrados e de maior urgência na comunidade fosse trazido na próxima semana em forma de oficina pelas mulheres que foram ao evento ou que conhecem e dialogam sobre o tema para expor para todas nós em um tempo mais apropriado. Nesta oficina sobre saúde teremos a oportunidade de levar nossas demandas, sugestões, dúvidas, questionamentos.
Após terminar a discussão sobre o eventual assunto sobre saúde e respectivos direitos da população, fizemos alongamento com energização do corpo, em seguida demos inicio a oficina sobre orientação sexual.
 No primeiro momento recebemos duas plaquinhas uma com o nome Verdadeiro (V) e a outra com Falso (F). A orientadora da oficina fazia as perguntas sobre sexualidade, estereótipos bissexualidade, homossexualidade, dentre outras questões, de acordo com o que ela ia apresentando as perguntas nós levantávamos determinada placa sobre o que achávamos ou com o que era imposto pela sociedade respondíamos de acordo com o comando. Ao final dos questionamentos todas nós demos exemplos sobre pessoas que sofrem preconceitos por conta da sua sexualidade decorrente das práticas e construção de cultura que ainda tende a imperar na sociedade. Outro fato diz respeito as reflexões que todos nós devemos fazer sobre as práticas e privações com as crianças, isso porque muitos pais acabam diferenciando e até mesmo delimitando o que “deve” ou não ser de menino ou menina. Dessa forma, cria um mundo de segregação, isso porque acabam privando as crianças de descobertas e do relacionamento com a diversidade.
Outro aspecto muito relevante foi sobre a sexualidade ser questão de escolha ou descoberta, foi discutido entre o grupo a respeito, havendo o esclarecimento do tema pois alguns ainda confundem a descoberta da sexualidade com a escolha. Em seguida tivemos algumas resalvas sobre a Resolução da pré-liminar sobre o tratamento da homossexualidade como “doença”.
A oficina foi de extrema importância para todas as participantes, pois houve diversos relatos a respeito do assunto e também esclarecimentos. No final da oficina foram dados novos avisos e foi sugerido que o tema da próxima semana fosse mudado para Estudo de Caso referente a situação de uma das PLp’s.


Nenhum comentário: