segunda-feira, 2 de outubro de 2017

02/09/2017 Encontro Promotoras Legais Populares São Sebastião

Começamos às 9h com uma dinâmica muito gostosa de bom dia às PLPs: Eram dois lados de mulheres como se fosse um corredor e uma ia passando no meio com os olhos fechados e a PLP que estava do lado esquerdo segurava a mão da que estava passando e sussurrava ao seu ouvido palavras de incentivo e amor, em seguida a do lado direito fazia o mesmo e assim cada PLP ia passando e ouvido as palavras maravilhosas proferidas por todas nós dos dois lados até o final do corredor. Essa na minha opinião foi uma das melhores dinâmicas, pois a melhor coisa do mundo é ouvir palavras tão belas num sábado de manhã depois de uma semana de lutas... aquelas palavras foram simplesmente uma experiência muito gostosa, que com certeza nos lembraram do quanto uma palavra cura e que devemos curar as pessoas que aparecerem necessitando da nossa ajuda. Parece besteira, mas não é, uma palavra de amor e afeto pode mudar o dia de alguém ou  talvez uma vida toda, quem sabe mais é quem ouve!
Obrigada, amigas!!!

No desenrolar das atividades da manhã tivemos a participação especial da Alessandra promotora de justiça do fórum de São Sebastião, na ocasião discutimos questões relevantes para os trabalhos de desconstrução de paradigmas  e conscientização de direitos e deveres das mulheres seus significados e importância dentro das comunidades. Acredito que o trabalho de uma PLP dentro da comunidade é de auxiliar e encaminhar as demandas para que estas fiquem visíveis  e catalogadas dentro daquela comunidade, mas não só como dados estatísticos, como medidas que precisam ser tomadas e ajustadas a cada caso visando de fato uma ajuda efetiva. 

O debate durou e até ultrapassou como sempre o horário, isso porque as discussões são sempre bem resolvidas e esclarecidas dentro do grupo das PLPs da melhor forma para que todas possam absorver o essencial do debate.

Seguem as perguntas debatidas pelas PLPS e esclarecidas pela Promotora de justiça de São Sebastião:
1.    O homem agride a mulher ( Verbal e Fisicamente) Ela pode proibir as visitas aos filhos?
2.    Se ele não cumpre as visitas conforme o combinado, o que ela pode fazer?
3.    A mulher se separa e é dona de casa, ela tem direito a receber pensão?
4.    Se a mãe fica desempregada pode perder a guarda por não ter condições de sustentar os filhos?

5.    A mãe perdeu a guarda do filho. A ex-companheira que criou a criança e detinha a guarda, casou de novo e agora disputa a guarda com a sua segunda esposa. Quem tem direito a guarda? 

Nenhum comentário: