sexta-feira, 27 de abril de 2018

XIV Curso de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal

Para você que estava com saudades de nossas relatorias, se aprochegue!

No dia 07 de abril de 2018, iniciamos o XIV curso de formação Promotoras Legais Populares do Distrito Federal. Atualmente, o curso é realizado no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da UnB, em Ceilândia, e no Centro de Ensino Médio 01, em São Sebastião.

E para mostrar que a gente já iniciou o curso na criatividade e animação, neste primeiro encontro de Ceilândia, tivemos duas relatorias: uma de Rosa Maria e outra de Nathalia Marinho, em forma de arte. Confere aí! 

[07/04/2018]

Abertura do curso de Promotoras Legais Populares de 2018.

Acolhimento.

Carol Freire cumprimentou a turma mandando todas andarem preenchendo todos os espaços: Dinâmica do pula, abaixa e grita.

Na sequência foi feita a apresentação de todas as presentes, falando como conheceram o curso e porque se interessaram por ele, algumas não sabiam do que se tratava o curso e falaram das suas mais diversas expectativas como por exemplo “aprender a contribuir”, outra “estou emocionada” e por último “vim por acaso mas quero conhecer”.

Às 11h00min teve o intervalo para o lanche e em seguida houve a apresentação do curso e dos parceiros: MP-DFT e Fundação Osvaldo Cruz.

Carol Freire falou da duração do curso, que é de 8 meses, e que todo sábado tem uma temática diferente, a metodologia é crítico freiriana (não é educação formal), buscamos uma educação horizontal. Dani Black falou “não é preciso pensar que a coordenação sabe mais, temos que trabalhar a pluralidade, por isso esse formato de roda, cada uma ao lado da outra”.

As facilitadoras são as que organizam o curso, ficam após o término das oficinas reunidas para planejar a próxima e que a cursista pode também, ser facilitadora. Sheila pediu a palavra “fiquem à vontade com suas religiões, orientações sexuais e partidos políticos, não somos apolíticas, somos políticas mas não partidárias. Temos uma página no facebook, um Blog e o Site que está desativado”.

Carol Freire retomou a fala, “faz-se uma pausa no meio do ano durante duas semanas. No fim do ano fazemos uma ação que a turma define qual será, não tem modelo. Tem a formatura que escolhe uma frase e uma mulher homenageada, outras mulheres da turma também são homenageadas. A camiseta é escolhida pela turma, cor e modelo. Estamos atuando em São Sebastião desde 2017”.

Rosa Maria falou a respeito do Fórum de PLP’S que tem diversas atividades em conselhos, redes e comitês. Continuou “O Fórum é um grupo de mulheres que já passaram pelo curso”. “Não estamos aqui para ensinar e sim para trocar experiências”.

Carol Freire prosseguiu dizendo que o lanche é coletivo, e que teremos um grupo no e-mail e no whatsapp para essa turma. Transporte, caso alguém precise, procurar uma das facilitadoras para ver o que é possível fazer.

Najara sugeriu que as relatorias podem ser feitas em dupla.

Ana Maria falou da arrecadação de material de higiene pessoal para as mulheres da Colméia.

Teremos um pacto de convivência, não podendo tirar foto da mulher que tenha dificuldade em aparecer.

Foram entregues as fichas de inscrição. Carol e Najara tiraram as dúvidas sobre as fichas.

Ju Veras ficou com as crianças presentes.

Foram distribuídos os livros Vol. V do Direito Achado na Rua – Introdução crítica ao direito das mulheres.

Encerramento com cada uma dizendo uma palavra que resumisse essa oficina.

Relatora: Rosa Maria.


Abertura do curso de formação Promotoras Legais Populares, 07 de abril de 2018, Ceilândia, DF. 

Relatoria do primeiro encontro em forma de arte feita por Nathalia Marinho. 

Abertura do curso de formação Promotoras Legais Populares, 07 de abril de 2018, Ceilândia, DF. 

Para mais informações, curtam a nossa fan page no Facebook e fique por dentro das novidades e próximas relatorias. 


Nenhum comentário: