quarta-feira, 6 de setembro de 2017

[16° Encontro da Turma de Promotoras Legais Populares da Ceilândia. Tema do dia: Saúde]

[26/08/2017]


Começamos nosso encontro com muitas cores naquele sábado. É sempre bom poder voltar a ser criança e nos encantar com as coisas que parecem tão banais e não magníficas ao contrário do que costumavam ser a um tempo nosso cotidiano. Assim foi a dinâmica de aquecimento, com balões, música e gostinho de infância, tempo passado tão rápido.
O pedaço da vida em que o tempo parecia se estender na infinitude de brincadeiras, onde a vida tinha a leveza do arremesso de balões, pode ser relembrado. Ao olhar para aqueles balões era como se só a brincadeira importasse, todo o mundo envolta desaparecesse. O gostinho bom de ter de volta mundos só nossos, o gosto das brincadeiras, o gosto de transcender nossa imaginação em um contato conosco e com o experimentar do mundo.
Depois dessa experiência gostosa, foi aberta uma roda para que pudéssemos debater temas relativos à saúde, cada uma pode se referir, conforme experiências próprias, o que entendia pela saúde quando direcionada às mulheres, assim foram destacados aspectos relacionados a ginecologia, a alimentação e a prática de esportes, também se destacando os três aspectos primordiais ao bem estar de cada um, sendo eles o bem estar físico, psíquico e espiritual. Tema bastante importante foi levantado, sendo esse o da invisibilidade de mulheres lésbicas no que se refere a saúde sexual e a prevenção as quais não tem um atendimento adequado às suas realidades na ginecologia.Com o fim de contribuir para o nosso debate tivemos a presença da fisioterapeuta, especialista em temas ligados ao sono. Algumas cursistas tiveram uma contribuição brilhante ao trazerem para o debate recortes muito importantes ao se pensar a saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômicas, para as quais devem ser propostas políticas públicas que realmente atendam as suas reais necessidades, levantando a extrema importância de uma visão mais sensível, compatível com a alteridade. Assim ficou ainda mais evidente e fortalecida a visão de como é importante se ouvir e conhecer a realidade das comunidades para que sejam feitas intervenções mais fecundas e políticas públicas de melhor qualidade.


Depois de travadas essas discussões tivemos nosso maravilhoso lanche e o bolo de cenoura da mãe da Ingrid que ela levou os créditos estava maravilhoso kkkk. Após o nosso lanche coletivo, a nossa convidada, nos apresentou algumas informações importantes relativos ao sono. As cursistas novamente contribuíram brilhantemente com perguntas realmente pertinentes.

Por fim, tivemos um encerramento muito legal, no qual aprendemos com a convidada algumas técnicas de massagem e fizemos massagens umas nas outras. Já estou com saudades das meninas, aguardando ansiosamente o próximo sábado. Beijo a todas e continuem acompanhando as nossas próximas oficinas, vem muita coisa boa por aí… Muita paz e luz a todas.

Whitney

Nenhum comentário: